Return to site

Projeto orienta cultivo de hortas urbanas no Vale dos Sinos

A iniciativa tem como objetivo dar assistência, através da contratação de planos, para o cultivo de hortas em espaços públicos e privados, como escolas, empresas e residências

Em abril deste ano, foi lançado em Campo Bom o projeto Horta Urbana Eccos, desenvolvido pelo Engenheiro Agrônomo Roberto Silva. A iniciativa tem como objetivo dar assistência, através da contratação de planos, para o cultivo de hortas em espaços públicos e privados, como escolas, empresas e residências.

Durante entrevista no programa Comunidade em Foco, da Rádio ABC 900, Silva esclareceu que o projeto nasceu na identificação maus hábitos urbanos, como a correria do dia a dia, alimentação não adequada e o consumo de alimentos com veneno.“No final, as pessoas se sentem doentes e vão ao médico”, destacou o engenheiro.

Para ele, a prevenção pode ser feita através de uma alimentação saudável, que pode ser viável através do cultivo próprio de alguns alimentos, inclusive reutilizando o descarte de alimentos orgânicos. “Nós produzimos em média 1kg de lixo por dia, sendo que 60% disso é orgânico”, lembrou ao enfatizar que é possível transformar isso em adubo, através da chamada compostagem ou vermicompostagem. “este produto se torna altamente assimilável às plantas. É uma economia para o lixo, para a coleta municipal e em troca teremos um alimento saudável”.

O Horta Urbana Eccos, que inicialmente atua nas cidades do Vale dos Sinos – Campo Bom, Novo Hamburgo, Sapiranga, São Leopoldo, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos -, trabalha com profissionais habilitados para o auxílio do cultivo. Os planos variam de R$ 50 à R$120 mensais, podendo oferecer desde a assistência básica de cultivo até o fornecimento de mudas e adubos.

Para quem quer conhecer o projeto e dar os primeiros passos no próprio cultivo, basta acessar o Horta Urbana Eccos.

Confira a entrevista completa para a Rádio ABC900 aqui.

Fonte: Tenda Viva (com informações da Rádio ABC 900)